Quadrinhos de Gus Morais (twitter: @gusilustra)

15 maio, 2009

Voltando. E indo sabe-se-lá pra onde.

Filed under: Uncategorized — Gus Morais @ 22:59

Olá aos poucos que ainda acessam ou que, por acaso, acabam caindo nesse blog e esperando alguma coisa dele. Estive parado com os quadrinhos por diversos motivos. Mas no geral, acho que o motivo maior foi o cansaço físico e mental dos trabalhos feitos nos últimos sete meses. Cansado como estava, não me via capaz de focar por horas seguidas e esboçar, arte-finalizar, colorir.

Me veio então a mente a idéia de que uma boa forma de voltar talvez fosse utilizando um estilo em que eu me sentisse mais confortável. Resolvi então ilustrar uma história que havia escrito no começo do ano passado utilizando colagem digital, uma técnica que eu já usei bastante em outros trabalhos em livros e revistas e que nada tem a ver com os quadrinhos anteriores feitos nesse blog. Espero que gostem, ainda assim. Não tenho objetivo maior algum com esse blog, não vou mudar de estilo pra sempre, e não sei que tipo de quadrinho virá daqui pra frente.

Mas acho que de todo cansaço e de todas as crises sobre temas de histórias, estilos, ser ou não quadrinista, o que fica cada vez mais claro é que no fundo a gente só pode ser a gente mesmo. Não vou escrever sobre bolivianos ou motoboys ou dramas gigantescos europeus. Vou falar de mim, as pessoas entendendo ou não entendendo – eu não tenho faro comercial para salvar o quadrinho nacional, não tenho um estilo forte e reconhecível para ganhar concursos e acho que nem gostaria de ser assim. No fundo eu gosto de mudar o tempo todo. Se eu nunca mais quiser pegar no nanquim até a hora da morte, ótimo, eu adoro o photoshop. E se meia dúzia de gente entra aqui e se identifica, melhor ainda.

Um abraço,
Gus

2 Comentários »

  1. E aí, Gus! Que bom que voltou a postar. Segundo o Google Reader, sou um dos 18 assinantes do blog, mas se depender de mim, esse número aumenta rápido.
    Acabei não falando com você desde a despedida da Áurea, mais por não ter muito a acrescentar do que qualquer outra coisa. Até esses dias, quando resolvi me atualizar nos TED Talks. Vi um sensacional do Scott McClaud onde ele explora muito as ideias que você falava do canvas infinito da web. Pro caso de você não ter visto essa palestra (ou lido as ideias dele sobre o assunto), segue o link http://www.ted.com/index.php/talks/scott_mccloud_on_comics.html
    Acabando essa maratona de TCC, quando eu tiver tempo pra escrever de verdade, vamos ver se a gente faz alguma coisa juntos.
    Um abraço!

    Comentário por David Donato — 16 maio, 2009 @ 4:40

  2. Oi, menino Gus! Não “enkuka” com o que os outros pensam, nunca podemos agradar a todos, agrada a si mesmo e será sempre feliz. Mas “ká” entre nós gostei muito desse estilo, combina com o drama de amar sem saber-se amado. Parabéns pelo trabalho!

    Comentário por Krika — 20 maio, 2009 @ 16:52


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

